domingo, 6 de julho de 2014

Pedra natural Turquesa - Colaress


Turquesa é uma gema entre a cor azul e o verde; gerando a cor homônima. As variedades mais caras são as  azuis mais fortes.As inferiores são as esverdeadas. A Turquesa é um fosfato de alumínio com pequenas quantidades de cobre e ferro. A gema é apenas ligeiramente mais dura do que o vidro.

 Na Antiguidade, a Turquesa foi usada pelos Egípcios e era retirada por eles na Península do Sinai. Existem depósitos importantes no Irã e também no sudoeste americano. A Turquesa era considerada a pedra nacional da Pérsia e usada intensamente na decoração de objetos. É também muito usada por artesãos americanos da tribo de índios Navajos da América do Norte.

 A Turquesa, juntamente com o Coral, é usada extensivamente em joalheria no Tibete e na Mongólia. A Turquesa é encontrada na China e retirada das minas para venda a outros países.

 A palavra turquesa significa "pedra turca", e para os turcos é a "pedra da sorte". A Turquia não é produtora de turquesa mas seus comerciantes introduziram-na na Europa.

 A Turquesa iraniana é considerada a de maior qualidade, devido à sua cor e dureza.

 É considerada uma poderosa pedra curativa, auxilia nos tratamentos dos olhos, região do tórax e pescoço. Absorve energias negativas. Equilibra as emoções e proporciona clareza na expressão dos pensamentos. Relaciona-se à proteção, amor, companheirismo, prosperidade e sorte; traz alegria e descontração. Atrai sorte, beleza e serenidade de quem a possui.
A loja Recto/Verso confecciona peças com pedra turquesa de alta qualidade.

Colar de pedras naturais turquesa, pérolas de água doce, metal banho prateado. Semi jóia. Venda direta pelo e-mail nane.bra11@hotmail.com, ou pelo site elo7, http://www.elo7.com.br/colar-turquesa-nena/dp/32759F#mrrp=1


 
 
 
Em uma versão mais clean, colar longo, pedra turquesa, cristal tcheco, franjas de metal banho metal prateado. Venda direta pelo e-mail nane.bra11@hotmail.com, ou pelo site elo7,  http://www.elo7.com.br/colar-drica/dp/2FE8AA#mrrp=1
 
 

Pérola de Água doce



As pérolas de água doce encontram-se ou são cultivadas, em moluscos de água doce, em lagos, rios ou lagoas. São, normalmente, pérolas com formas muito irregulares, no entanto também se encontram pérolas de água doce perfeitamente esféricas. Estes tipos de pérolas de água doce podem ser encontradas em um leque muito variado de cores maravilhosamente bonitas e iridescentes. As mais encontradas ao longo do rio Mississípi são as pérolas negras, mas também se conhece a existência de tipos pérolas de água doce da cor rosa, branca, e vermelha.
Colar Semi Jóia à venda na loja Recto/Verso - Colar três voltas, pedras naturais de ônix, pérolas de água doce, murano. Venda direta pelo e-mail nane.bra11@hotmail.com, ou pelo site elo7, http://www.elo7.com.br/colar-donna/dp/303EEA


 
 

COLAR "FLORENÇA" - Recto/Verso

Colar semi jóia, ônix, ágata, cristal tcheco, metal banho ouro, fecho terminal folheado a ouro. Venda direta pelo e-mail nane.bra11@hotmail.com, ou pelo site
http://www.elo7.com.br/colar-florenca/dp/2FE83D



''Elegância é......''


MADREPÉROLA - A alma do mar




Concha de náutilo com interior recoberto por nácar
Madrepérola ou nácar é uma substância, dura, irisada, rica em calcário, produzida por alguns moluscos, no interior de sua concha, que é utilizada em bijuteria e marchetaria. (O nácar das conchas é feito de camadas planas, enquanto as pérolas finas, produzidas pelas ostras, são compostas por camadas esféricas e concêntricas feitas pelos mesmos elementos do nácar.) É produzida especialmente pelos bivalves.

Produção
A madrepérola reveste o interior de diversas conchas. Também é liberada por alguns moluscos como uma reação a um corpo estranho que tenha entrado em sua membrana epitelial. O corpo estranho causa irritação ao animal, que passa a liberar essa secreção isolada para calcificação similar a parte interna da concha, formando uma pérola cujo tamanho varia de acordo com o tempo de resistência do corpo estranho no animal e das condições climáticas do meio ambiente.

 Uso em instrumentos musicais
A madrepérola tem uso também nos instrumentos musicais. O profissional chamado Luthier, cria seus instrumentos utilizando-a para marcar o braço com pequenos cilindros, já alguns chegam a fazer desenhos das mais variadas formas (no braço de instrumentos) com a madre. Ela também é utilizada na construção de tarrachas, knobs, acabamentos e "escudos" tanto em guitarras como em contra-baixos. A Madrepérola também é utilizada no fabrico de teclas para acordeon. A pérola é um objeto muito valioso.

Aspectos culturais

Nácar é a substância que representa as bodas de trinta e um anos de casamento. Segundo algumas versões da Mitologia greco-romana, a deusa Vénus (para os romanos) ou Afrodite (para os gregos) nasceu de dentro de uma concha madrepérola tendo sido criada pelas espumas do mar.
A madrepérola pode refletir freqüências difererentes da luz de acordo com a maneira como é iluminada, de modo que pode apresentar cores variadas, que vão dos rosas, aos azuis, verdes e amarelos, em várias tonalidades. Esse efeito é considerando bastante agradável à vista.

As pérolas são pequenas esferas feitas de nácar. São gemas bastante apreciadas. Quanto maiores forem, mais apreciadas são.

fonte de pesquisa: Wikipedia

A loja Recto/Verso tem um colar belíssimo de madrepérola, clássico e atemporal, a pedra que captura a alma da natureza do mar.


Colar semi jóia de madrepérolas e pérolas shell, componentes folheado a ouro. Acompanha brinco.
Lembrando também que a ''pérola shell'' embora não seja uma Pérola original, a Pérola Shell é composta internamente de Madrepérola envolta em porcelana cristalizada com uma camada de pó de Madrepérola para conseguir esse efeito nacarado que essa linda peça possui.O nácar das conchas é feito de camadas planas, enquanto as pérolas finas, produzidas pelas ostras, são compostas por camadas esféricas e concêntricas feitas pelos mesmos elementos do nácar. Tingida multiplas vezes para não perder essa linda cor que é a mais recente descoberta da moda internacional. Venda direta pelo e-mail nane.bra11@hotmail.com, ou pelo site http://www.elo7.com.br/colar-semi-joia-patricia/dp/418313#mrrp=1








PEDRAS PRECIOSAS


 
Uma gema é um mineral, rocha (como a lápis-lazúli) ou material petrificado que quando cortado e facetado ou polido é coleccionável ou pode ser usado em joalheria. Outros são orgânicos, como o âmbar (resina de árvore fossilizada) e o azeviche (uma forma de carvão). Algumas gemas geralmente consideradas preciosas e bonitas são demasiado macias ou frágeis para serem usadas em jóias (por exemplo, rodocrosita monocristalina), mas são exibidas nos museus e procuradas por colecionadores.

Características e classificação:
As gemas são descritas e diferenciadas por gemólogos através de diferentes especificações técnicas. Em primeiro lugar, do que é feito ou a sua composição química. Os diamantes, por exemplo, são constituídos por carbono (c), os rubis por óxido de alumínio (Al2O3). Dependendo da composição, muitas arestas são cristalinas que são classificados pelo sintoma cristalino por cúbico, trigonal ou monoclínico. Um outro termo usado é o hábito, a forma com que a gema é geralmente encontrada.

Como exemplo, os diamantes cristalizam no sistema cúbico e são encontrados frequentemente na forma octaédrica.

As gemas são maleaveis em diferentes gangs, espécies e variedades. Por acaso, o rubi é a variedade vermelha do corindon enquanto que todas as outras cores de corindon são consideradas safiras . A esmeralda (verde), água-marinha (azul), bixbite (roxa), goshenite (azul claro), heliodoro (amarelo), e morganite (cor-de-rosa) são todas variedades da espécie mineral berilo.

As gemas caracterizam-se por: índice de refracção, dispersão, peso específico, dureza, clivagem, modo de fratura e lustre. Podem exibir pleocroísmo de um determinado tipo e ainda luminescência e um espectro de absorção característico.

Certos materiais ou falhas numa gema podem estar presentes na forma de inclusões características . Uma gema pode ocorrer em determinados locais, chamados ocorrências. As gemas de diferentes localizações podem apresentar características próprias que podem ajudar na identificação.

Valor

Uma gema é apreciada especialmente pela sua beleza ou grande perfeição, portanto, a aparência é quase sempre o atributo mais importante das gemas. As características que tornam uma gema bela ou desejável são a cor, fenómenos ópticos incomuns no interior da pedra, uma inclusão interessante tal como um fóssil, uma raridade e às vezes a própria forma do cristal natural. O diamante é uma gema altamente apreciada, pois é a substância mais dura conhecida e além disso reflecte a luz de uma maneira própria e apelativa quando facetado. No entanto, os diamantes estão longe de ser raros, sendo extraídos anualmente milhões de quilates.

Tradicionalmente, as gemas mais comuns eram classificadas em pedras preciosas e em pedras semi-preciosas; a primeira categoria foi determinada sobretudo por uma história de uso eclesiástico, devocional ou cerimonial e pela sua raridade. Somente cinco tipos de gemas foram consideradas preciosas: diamante, rubi, esmeralda, safira e ametista.

Hoje em dia, todas as gemas são consideradas preciosas, embora quatro das cinco gemas cardinais (excluindo a agora comum ametista) sejam geralmente, mas nem sempre, as mais valiosas


Tratamentos dados às gemas

As gemas são muitas vezes tratadas para realçar a cor e a transparência. Dependendo do tipo e extensão do tratamento, estes podem afectar valor das gemas. Alguns tratamentos são muito usados e, na prática, aceitáveis enquanto outros não o são.

Calor
Quando aquecidos, os topázios branco e amarelo apresentam vários tons de rosa.

Radiação
99% das pedras de topázio Azul encontrado no mercado são pedras tratadas através de radiação. Trata-se de um tratamento estável e totalmente aceito pelo mercado visto que as pedras azuis de topázio apresentam na sua maioria uma grande quantidade de inclusões. Depois do tratamento o lote de pedras permanece por vezes um a três anos no laboratório que efetuou o tratamento esperando ate perder o nível de radiação e poder ser comercializado.

Ceras e óleos

 As esmeraldas contêm fissuras naturais que por vezes são preenchidas com óleo de origem mineral ou resina tipo Opticon de forma a disfarçá-las. Este tipo de tratamento é bastante utilizado no comércio de esmeraldas. Já o tratamento com óleo ou resina com pigmentação verde é considerado uma falsificação. De qualquer forma depois de algum tempo e algumas agressões típicas do uso constante da jóia, este material (óleo) tende a secar e as fissuras voltam a aparecer desvalorizando o material.

 
Revestimentos

Mais recentemente, algumas gemas são melhoradas através da utilização de um revestimento que altera a sua cor e aparência. Por exemplo, o topázio é por vezes tratado com uma camada de dióxido de titânio, que altera a cor do topázio para dourado com alguma iridescência. Este revestimento não é permanente e pode ser danificado.
 
Gemas artificiais e sintéticas

 Algumas gemas são manufacturadas para imitar outras gemas. Por exemplo, a zircónia cúbica é um substituto sintético do diamante. As imitações copiam a aparência e a cor da pedra real mas não possuem suas características químicas e físicas. Porém, as gemas sintéticas não são necessariamente imitações. Por exemplo, o diamante, o rubi, a safira e a esmeralda podem ser produzidos em laboratório, com características químicas e físicas idênticas às dos materiais naturais.
Os corindons artificiais, incluindo o rubi e a safira, são muito comuns e custam somente uma fracção das pedras naturais. Há muitos anos que se produzem em grande quantidade diamantes artificiais de pequeno tamanho para serem ultilizados em abrasivos industriais. Apenas recentemente foram produzidos diamantes artificiais de maiores dimensões com qualidade de gema, especialmente variedades coloridas.
fonte: artstones.com.br

 
 


 

 

RUBI - UMA PEDRA FASCINANTE


Joalheiros classificam o rubi como uma gema preciosa, e procuram por pedras perfeitas para criarem joias atrativas. Eles também têm valor como uma mercadoria industrial para fazer lasers medicinais e metalúrgicos. Praticantes de terapias alternativas utilizam rubis por causa de suas propriedades metafísicas e curativas. Cada uma dessas aplicações utiliza uma propriedade diferente dos rubis.



PROPRIEDADES DO RUBI
Propriedades físicas: Os rubis são uma qualidade de pedra preciosa da cor vermelho sangue e de variedades claras de coríndons. Na escala de dureza de Mohs, os rubis são classificados em 9, o que significa que são quase tão duros quanto diamantes. Os rubis contêm quantidades predominantes de óxido de alumínio, com cromo o suficiente para deixar a pedra vermelha. Pedras que contêm agulhas de rutilo são conhecidas como rubis estrela. Os rubis têm um formato triangular cristalino. A pedra é inerte e conduz bem o calor. Rubis derretem a 2040 graus Celsius. Mineiros descobriram rubis em vários locais dos EUA incluindo Carolina do Norte, Alasca, Califórnia, Utah, Wyoming, Montana e Estado de Washington. Grandes minas de rubi existem na Sibéria, no Brasil, na Tailândia, no Sri Lanka, na Índia, em Myanmar, na Austrália, no Afeganistão e no Paquistão.
Propriedades industriais: Os rubis usados na indústria são produzidos em laboratório, e não em minas. Rubis de laboratórios contêm menos imperfeições do que os naturais e podem ser feitos em tamanhos específicos conforme as necessidades de uso. Isso os torna mais previsíveis quando utilizados em lasers. Os usos industriais dos rubis incluem câmeras holográficas, lasers medicinais dermatológicos e para a remoção de tatuagens, e lasers que perfuram metais duros.
Propriedades curativas metafísicas: Metafisicamente, terapeutas que trabalham com cristais usam os rubis para aumentar energia sexual e fortalecer o sistema imunológico do corpo contra infecções. Eles empregam-no para fortalecer o coração e o sistema circulatório quando colocados sobre o chakra do coração, e para curar problemas sexuais quando colocados sobre os chakras raiz e do umbigo. (Um chakra é um dos sete centros de maior energia do corpo, de acordo com a crença Hindu.) Durante a idade Média, as pessoas carregavam rubis para se protegerem da praga. Aqueles que os carregavam acreditavam que as pedras ficavam mais escuras quando a praga era infecciosa e mais clara quando as condições eram seguras.
Propriedades metafísicas emocionais e espirituais: Metafísicos acreditam que o rubi combina amor divino e paixão humana, aumentando todas as formas de amor. Diz-se que ele fornece coragem, resistência e confiança para seu possuidor, permitindo que ele lidere e motive outras pessoas. Acredita-se que a pessoa que possui um rubi cresce em poder, força, riqueza, sabedoria e integridade. Afirma-se que ele incentiva a generosidade e a preocupação em relação aos outros, e pode trazer amor romântico e paixão forte para quem o usa. Estudiosos desta área acreditam que os rubis ajudam seus possuidores ao tomar decisões financeiras e seguir seus sonhos para um final de sucesso.



Tendência - PULSEIRISMO, QUANTO MAIS MELHOR

Nas últimas três décadas a moda vem sendo bem generosa com quem gosta de acessórios, principalmente para quem se liga em pulseiras. Para quem não conhece o termo, pulseirismo é o uso e a mistura de pulseiras e braceletes nos mais diferentes estilos, tamanhos e espessuras. As possibilidades oferecidas por um bom mix são inúmeras e podem ser usadas para praticamente todos os tipos de look. Eu, particularmente adoro esta moda que eu acho veio para ficar, não importa que estilo você escolhe para sua vestimenta, seja ousada, elegante, casual, hippie, descolada, ou até mesmo metaleira a moda é para praticamente todos os estilos, o segredo é a combinação dos materiais, as possibilidades oferecidas por um bom mix são inúmeras. TENTE, você vai ver o resultado.
A Recto/Verso também entrou nesta onda e fez seu mix de pulseiras.
 
 Mix de quatro pulseiras de strass leitoso e corrente metal banho dourado de alta qualidade, courinho a escolher nas cores preta, marrom tabaco, marrom terra. Venda direta pelo e-mail nane.bra11@hotmail.com ou pelo site elo7, http://www.elo7.com.br/mix-de-pulseiras/dp/327642