domingo, 6 de julho de 2014

MADREPÉROLA - A alma do mar




Concha de náutilo com interior recoberto por nácar
Madrepérola ou nácar é uma substância, dura, irisada, rica em calcário, produzida por alguns moluscos, no interior de sua concha, que é utilizada em bijuteria e marchetaria. (O nácar das conchas é feito de camadas planas, enquanto as pérolas finas, produzidas pelas ostras, são compostas por camadas esféricas e concêntricas feitas pelos mesmos elementos do nácar.) É produzida especialmente pelos bivalves.

Produção
A madrepérola reveste o interior de diversas conchas. Também é liberada por alguns moluscos como uma reação a um corpo estranho que tenha entrado em sua membrana epitelial. O corpo estranho causa irritação ao animal, que passa a liberar essa secreção isolada para calcificação similar a parte interna da concha, formando uma pérola cujo tamanho varia de acordo com o tempo de resistência do corpo estranho no animal e das condições climáticas do meio ambiente.

 Uso em instrumentos musicais
A madrepérola tem uso também nos instrumentos musicais. O profissional chamado Luthier, cria seus instrumentos utilizando-a para marcar o braço com pequenos cilindros, já alguns chegam a fazer desenhos das mais variadas formas (no braço de instrumentos) com a madre. Ela também é utilizada na construção de tarrachas, knobs, acabamentos e "escudos" tanto em guitarras como em contra-baixos. A Madrepérola também é utilizada no fabrico de teclas para acordeon. A pérola é um objeto muito valioso.

Aspectos culturais

Nácar é a substância que representa as bodas de trinta e um anos de casamento. Segundo algumas versões da Mitologia greco-romana, a deusa Vénus (para os romanos) ou Afrodite (para os gregos) nasceu de dentro de uma concha madrepérola tendo sido criada pelas espumas do mar.
A madrepérola pode refletir freqüências difererentes da luz de acordo com a maneira como é iluminada, de modo que pode apresentar cores variadas, que vão dos rosas, aos azuis, verdes e amarelos, em várias tonalidades. Esse efeito é considerando bastante agradável à vista.

As pérolas são pequenas esferas feitas de nácar. São gemas bastante apreciadas. Quanto maiores forem, mais apreciadas são.

fonte de pesquisa: Wikipedia

A loja Recto/Verso tem um colar belíssimo de madrepérola, clássico e atemporal, a pedra que captura a alma da natureza do mar.


Colar semi jóia de madrepérolas e pérolas shell, componentes folheado a ouro. Acompanha brinco.
Lembrando também que a ''pérola shell'' embora não seja uma Pérola original, a Pérola Shell é composta internamente de Madrepérola envolta em porcelana cristalizada com uma camada de pó de Madrepérola para conseguir esse efeito nacarado que essa linda peça possui.O nácar das conchas é feito de camadas planas, enquanto as pérolas finas, produzidas pelas ostras, são compostas por camadas esféricas e concêntricas feitas pelos mesmos elementos do nácar. Tingida multiplas vezes para não perder essa linda cor que é a mais recente descoberta da moda internacional. Venda direta pelo e-mail nane.bra11@hotmail.com, ou pelo site http://www.elo7.com.br/colar-semi-joia-patricia/dp/418313#mrrp=1








Nenhum comentário:

Postar um comentário