sábado, 12 de março de 2011

MODA: A MODA SOBE PELAS PERNAS: Meia-calça








MEIAS-CALÇAS...COMO USA-LASO friozinho chegando, é hora de tirar as roupas de inverno do armário e deixá-las tomando um ar, colocá-las no sol, ou até mesmo lavá-las, principalmente para alguém como eu que moro na praia, onde é muito difícil manter as roupas no armário sem evitar aquele odor de mofo. Se você é como eu, adora usar meia-calça com saias, vestidos ou até bermudas, é um charme e mantém a pele aquecida, minhas preferidas são as pretas, mas gosto muito das rendadas, coloridas e xadrez. A aposta deste inverno são as com estampa animal, poás, de laçinho (uma graça!), arrastão, rendada e xadrez. Usar meia calça valoriza as pernas, evidencia a feminilidade e a elegância. O inverno fica mais chique com as variedades de meia-calça. Só fica bem se usar do jeito correto! Você sabe como usar a meia-calça? Quer saber truques e dicas para usar meia calça?

Preferencialmente, a meia calça deve ser combinada com o sapato. Na atualidade ela também é usada com sandália. A meia calça preta é a mais democrática porque permite que você brinque com as cores de roupas, podendo combinar com sapatos de outras cores – exceto branco. Sapato preto é neutro e vai com quase todos os tipos e cores de meias. Botas, sapatinhas, scarpin, peep toes adoram meias-calças!

Se vai usar meia calça transparente (fina/nude), compre no tom mais próximo de sua pele possível. Esqueça daquela idéia de comprar uma meia calça mais escura para ficar parecendo que está bronzeada. Só a parte de baixo que fica bronzeada? Furada!



Para quem tem as pernas grossas, evite as meias calças detalhadas (rendadas, mescladas, com desenhos geométricos, entre outras) e também as meias claras. Se, ainda assim, estiver louca para usar uma meia detalhada, escolha a meia calça “risca de giz”. Especialistas da moda dizem que alongam as pernas. Dê preferência para as meias opacas. Se quiser usar colorida, opte por cores mais escuras (vinho, azul marinho, verde-musgo, marrom, entre outras).

Para as pernas finas, pode usar e abusar de meias com detalhes (com texturas), especialmente os geométricos, meias com cores berrantes! Dá a impressão de que as “pernocas” ficaram um pouco mais grossas. Se tiver pernas longas ou for muito alta, evite as meias com riscas verticais. Caso contrário, vai ficar como dizem por aí: “pernas iguais a de uma siriema”.



Para ficar mais elegante escolha tons mais sóbrios: cinzas, beges e o preto. Nunca use esses tons com sapatos brancos. Lembre-se da regrinha básica para uso de meia calça! Esse tom com sapatos claros é muito brega!

Na hora de escolher os fios da meia calça, observe a temperatura para não cometer nenhuma gafe. Imagina se faz um friozinho à toa e você já veste uma meia-calça fio 80? Vai morrer de calor, suar e ficar evidente seu incômodo por sua péssima escolha.
Enfim, use e abuse das meias-calças, elas dão poder a qualquer look.



Jamais use meias com textura (desenhos geométricos, listras, rendadas) com aquelas roupas super estampadas. Fica terrível! Para as meias detalhadas, monte um “look” mais uniforme em termos de cores. Aliás, em caso de dúvida na composição das roupa com meia calça e sapato, sempre siga um visual mais uniforme e neutro. Caso queira montar uma composição contendo xadrez nas roupas, abuse das meias-calças. Fica muito legal!

Pronta pra sair por aí desfilando com suas “pernocas” de meia-calça sem medo de errar? É só prestar atenção nos detalhes na hora de montar seu “look”! Arrase por aí com charme, elegância, sensualidade. Demonstre que tem ótimo bom gosto e acerte no uso da meia calça.


DICAS E TRUQUES PARA CONSERVAR SUAS MEIAS-CALÇASAs meias-calças não são descartáveis! Você pode usar, lavar e continuar usando! Você sabe o que fazer para conservá-la por mais tempo?

Primeiramente, não lave suas meias-calças em máquina de lavar e, muito menos, tanquinho. Meia-calça é uma peça fácil de lavar! Rapidamente você lava “na mão”. Use sabão neutro (não use sabão em pó e/ou alvejante de jeito nenhum), coloque para secar na sombra e em um varal que não puxe os fios! Torça sempre com cuidado, levemente. Após secar totalmente, guarde em um saco plástico.



Além disso, o modo de vestir a meia-calça é vital para conservá-la por mais tempo. Quando for vestir, retire anéis, pulseiras, relógios e qualquer acessório e/ou objeto que possa puxar os fios. Geralmente, nas embalagens das meias, ensinam como vesti-la. Vista perna por perna. Junte a meia calça entre as mãos de forma delicada, enfie os pés e vá puxando (desenrolando) até chegar em cima na coxa, mais acima. Depois faça o mesmo com a outra perna, ajeite no bumbum, no quadril, na cintura e pronto. Na hora de tirá-la, vale o mesmo merecido cuidado! Nada de ir de forma afoita, arrancando a meia-calça.
Eu conservo as minhas meias em saquinhos feitos de tnt que eu mesma produz, e coloco um saquinho de organza com cravos da índia, pimenta preta em grão, raspas de cedro aromatizadas com óleo essencial de patchouli e vetiver (se for dificil encontrar na área onde você mora, coloque qualquer essência), folhas de louro. Este sachê irá proteger suas meias de traças e insetos, e protegera contra mofos e umidades.

Ainda tem um truque da vovó da meia-calça, para não desfiar. Dizem que para não desfiar, você molha a meia-calça, torce e coloca em um saco plástico e leva ao freezer/congelador. Depois que estiver congelada, tire e deixe descongelar de forma natural, por fim, coloque no varal. Há quem diga que isso funciona! É uma dica popular! Vale a pena tentar. Não perca tempo! Pegue suas meias-calças e as conserve bem mais seguindo essas dicas e truques!