terça-feira, 8 de julho de 2014

FOLHEADO - SEMIJÓIA - BIJUTERIA - GALVANIZAÇÃO - CONSERVAÇÃO


No mercado da joalheria, encontramos o termo folheado, semijóia ou bijuteria. Apesar das varias interpretações, preferimos dizer que uma peça folheada pode ser tão artistica e tão trabalhada como qualquer outra joia. Portanto não há como lhe retirar o valor de obra de adorno pessoal com uma técnica especifica (folheado) de fabricação. Do ponto de vista da criação ou da execução não existe diferença entre joias, folheadas ou não.

O setor considera jóia o produto que é destinado para adorno pessoal e é confeccionado utilizando gemas e/ou ligas de metais preciosos, de ouro, prata e platina. No caso do ouro normalmente 18k, e, na prata, 925. No primeiro caso, todas estão na categoria de jóias, podendo estas serem platina, como também jóias folheadas, não importando se com ou sem pedras naturais ou sintéticas. No mercado, encontramos o termo folheado, semi-jóia ou bijuteria.

Quanto à bijuteria, o termo deve ser usado para indicar produtos feitos com metal ou outros materiais que não os metais preciosos, podendo ou não utilizar pedras naturais ou sintéticas inclusive por folheamento.
 
Conheça como funciona uma máquina de folhear metais que transformam peças em latão em bijuterias e semijóias, ver vídeo
 
 
 
ALGUMAS DICAS DE COMO CONSERVAR SUAS JÓIAS FOLHEADAS A OURO
Hoje as jóias folheadas a ouro são uma opção para quem não abre mão do luxo e sofisticação, mas de maneira um pouco mais em conta. Elas são lindas e para conservar estas jóias é importante lançar mão de algumas dicas para garantir as peças por muito mais tempo.
Então comece cuidando para:
-não raspar as peças em superfícies ásperas.
 - não use-as ao lidar com abrasivos e areia ou outros materiais.
 - cuide ao levantar itens pesados que possam enroscar ou deformar as peças.
 -retire os acessórios ao lavar roupas, louça ou limpar o chão.
- evite usá-los em contato com água da praia.
 - terras e adubos podem afetar a integridade do produto.
 - Produtos de limpeza podem afetar as jóias folhadas.
 - coloque detergente e água morna numa vasilha, deixe a peça de molho durante 5 minutos, na mão e esfregue a peça suavemente.
- enxágue e seque bem a peça. Depois deixe a peça em local ventilado até secar completamente.
 - peças com pérolas devem ser limpadas apenas com pano limpo e seco.
 Então, todo cuidado é pouco quando você deseja que suas jóias folheadas a ouro venha a permanecer bonitas por muito tempo, aposte neles!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário